Uma das maneiras de conhecermos a Bíblia é através da Leitura Orante (em latim se diz Lectio Divina= leitura divina), originada no século quinto depois de Cristo. Muitos cristãos já adotam, individual ou em grupo, este tipo de leitura da Bíblia para alimentar a sua fé, a sua esperança, o seu amor e seu compromisso com o Senhor e com os irmãos e irmãs. A Bíblia é a Palavra de Deus, e é para ser conhecida, orada, amada e vivida!
Como fazer a Leitura Orante?
1. Ao iniciar a Leitura Orante você já deve ter escolhido o texto que deseja ler e rezar. Deve ter consciência de que vai ler a Bíblia não para estudar simplesmente ou para aumentar seus conhecimentos, nem preparar algum trabalho pastoral. Você vai ler a Palavra de Deus para escutar o que Deus tem a lhe dizer. É importante que você se coloque numa atitude de despojamento e abertura para ouvir. Em você deve estar a mesma disposição que o velho Eli recomendou a Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”(1Sm 3, 10)! Sua atitude deve ser a mesma atitude obediente e despojada de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38).
2. Antes de começar a leitura, encontre ou crie um ambiente que ajude o recolhimento e a escuta: coloque-se numa posição confortável, preste atenção aos próprios sentimentos, acalme-se de toda agitação.
3. Em atitude de fé, invoque o Espírito Santo, pois é ele que pode garantir a docilidade e a abertura interior para acolher e descobrir o sentido da Palavra de Deus para nós hoje. Agora, você pode percorrer os passos do método da leitura orante:
a) 1_0 passo: leitura – o texto em si. Faça a leitura atenta, calma, perseverante do texto. É diferente de devorar palavras. Vá ao texto com um olhar de quem o lê pela primeira vez, mesmo que já o tenha lido. Entre em relação com o texto e, por meio dele, com o autor. Pode ler mais vezes. Preste atenção nos personagens, anote palavras ou frases que mais chamaram sua atenção
b) 2_o passo: meditação – O que Deus fala para nós por meio do texto. Esse é o momento para repetir, mastigar, entrar em diálogo com o texto, para que o sentido do texto se atualize e penetre em sua vida. Fazer como Maria que “guardava e meditava em seu coração” (Lc 2,19,51) e, assim, você descobrirá que a “palavra está ao seu alcance, está em sua boca e em seu coração, para que você a possa cumprir” (Cf Dt 30,14).
c) 3_o passo: a oração – o que o texto nos faz dizer a Deus. A força que vem da Palavra, quando é levada a sério pela leitura repetida e pela meditação, fala aos nossos sentimentos e faz brotar em forma de agradecimento, de perdão, e intercessão.
d) 4_o passo: contemplação – um novo olhar a partir de Deus. Esse é o último passo da leitura orante. Ponto de chegada e novo começo. Contemplar é saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas. É começar a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus. A luz da Palavra ilumina os olhos da mente e do coração para discernir a vontade de Deus nos acontecimentos de cada dia.
Um abraço! Padre Irineu
Nenhum comentário:
Postar um comentário