domingo, 16 de outubro de 2011

Bíblia


Eis mais algumas orientações para um proveitoso contato com as Sagradas Escrituras:

*Quando lemos a Bíblia, aproximamo-nos do texto para perceber e ouvir o que  Deus quer nos falar. Mesmo que alguma coisa que lermos na Bíblia esteja confusa para nós ou nos incomoda, há sempre algo que Deus nos quer falar.
*Quando estudarmos a Bíblia, façamos de forma diferente do estudo de outro texto, isto é, em forma  de  oração, em um diálogo amoroso com Deus. Precisamos, para isso, abrir o nosso coração e a nossa mente para escutar e aprender.  Deixemos o texto falar. A Bíblia é sempre um livro surpreendente, portanto, deixemos que ela nos surpreenda.
Antes de ler a Bíblia, pedir com fé e humildade ao Senhor que envie o Espírito Santo, pois sem a ajuda do Espírito de Deus, não é possível descobrir  o sentido e o segredo amoroso que a Palavra de Deus tem para nós hoje. Escutar Deus não depende só de nós e do nosso esforço: precisamos da ajuda do próprio Deus.
*Ter presente a dimensão comunitária da leitura bíblica. Ao abrir a Bíblia, devemos  ter consciência de que ela é o livro da comunidade. O texto sagrado nasceu da experiência comunitária. Deus escolheu esse jeito para se comunicar. E, mesmo quando sozinhos, no silêncio  de uma meditação pessoal, nossa leitura bíblica deve ser em comunhão com toda Igreja, com o mundo, com o universo inteiro.
*A importância da liturgia dominical. A missa ou a celebração da Palavra são momentos privilegiados e apropriados para o contato com a Palavra, para uma escuta atenta e respeitosa de Deus. E, se tivermos o privilégio de proclamar a Palavra numa celebração, preparemo-nos, sempre e muito bem. Proclamemos com clareza, boa entonação e com respeito, pois é o próprio Deus que fala através de nós.  E este pode ser o único momento que algumas pessoas  têm para o contato com a Palavra de Deus, no texto sagrado.
*Bíblia e transformação da vida. Não nos esqueçamos jamais de que a leitura Bíblica deve nos levar a uma transformação profunda de vida.  Ela nos transforma aos poucos e, assim, começamos por adquirir a verdadeira sabedoria, que nos vem de Deus.
*O impulso missionário.  A Palavra divina nos faz missionários e missionárias, pois nos impulsiona a levá-la, com muito amor e convicção, aos outros, no desejo de fazer acontecer profundas mudanças nas relações humanas, na organização da sociedade com base na solidariedade, no amor, na justiça, na  justiça, na fraternidade e na paz.

Um abraço! Padre Irineu

Nenhum comentário:

Postar um comentário