quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Bíblia

A Bíblia foi escrita em lugares diferentes. A maior parte do Antigo Testamento (AT) foi redigida em Israel, onde o povo vivia. Algumas partes, porém, na Babilônia e no Egito, para onde o povo foi  levado, como escravo, por questões de guerra. Por sua vez, os livros que compõem no Novo Testamento (NT) surgiram em diversos lugares como Israel, Síria, Grécia e Itália, por onde os Apóstolos viajavam para anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo.  É importante saber isso?  Sim, porque  a cultura do povo e dos povos, sua situação social, política e religiosa vão transparecer nos textos da Bíblias.
Há diferenças entre a Bíblia de edição Católica e a Bíblia de edição protestante ou evangélica. Em 1517, o Padre Martinho Lutero se separou da Igreja Católica e deu origem aos diversos ramos denominados protestantes, dos quais posteriormente surgiram os evangélicos. Traduziu a Bíblia para o alemão e optou pela versão hebraica do Antigo Testamento. Por sua vez, a Igreja Católica, no Concílio de Trento (1545-1563), optou oficialmente pela versão latina da Bíblia grega. Por isso, há diferença  entre a Bíblia Católica e a Bíblia  Protestante.  Assim,  Protestantes e Evangélicos  não adotam os livros de Tobias, Judite, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Baruc, Sabedoria e Eclesiástico. Católicos assumem também estes livros escritos em grego, pois foram incluídos numa famosa tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, realizada por 70 sábios judeus, na cidade de Alexandria, no Egito. Por isso, a tradução, de São Jerônimo (400 d.C.),  da Bíblia, em latim, chama-se “septuaginta”, isto é, setenta.  Tradução também chamada de “Vulgata”.
Como procurar um texto na Bíblia? Fácil e prático. Cada livro está dividido em capítulos e versículos. Para facilitar mais ainda, o nome de cada livro está no alto da página com a indicação do capítulo ou capítulos e versículos que estão naquela página. É importante saber o nome  do livro com a sua correspondente abreviação. Assim, Evangelho de Jesus Cristo segundo São João, abrevia-se Jo.  Primeira carta de são João- 1 Jo.
Atitudes para a leitura da Bíblia.
A primeira atitude é crer que realmente se trata da história de Deus conosco, de sua revelação para nos propor o caminho da felicidade em Deus e com Deus, com as pessoas e com o universo.
A segunda atitude é a abertura é a abertura interior e amorosa para captar, aos poucos, o que Deus nos revela sobre si mesmo e sobre seu Projeto para nós e para o mundo.
A terceira atitude é deixar que a Bíblia se explique a si mesma, pois a revelação acontece aos poucos, e algo que é dito em um determinado livro é enriquecido e completado em outro.
E a quarta atitude é confrontar nossa vida, nossa história e a história do mundo com o que é relatado na Bíblia. Estas quatro atitudes são fundamentais e devem sempre nos acompanhar em nosso contato pessoal e comunitário com este Livro ou Sagradas Escrituras.
Um abraço. Pe Irineu

Nenhum comentário:

Postar um comentário