Vigiai! Ficai atentos! Cuidado! São palavras de ordem a nós dirigidas neste tempo de advento, e que pedem atitudes de mudanças em favor da vida .
O Rei está para chegar, o Príncipe da Paz! Antes de mais nada, VIGIAR! Não podemos dormir no ponto.
É certo que ele virá um dia na sua glória e majestade, para julgar a cada um, conforme suas obras, sua maneira de ter vivido com os demais, sobretudo sua atenção ou seu descaso para com os mais necessitados (Mt 25,31-46).
Preparamo-nos também para celebrar aquilo que constitui a sua primeira vinda – sua encarnação em nossa história, quando se fez um de nós, menos no pecado.
Neste tempo de espera vigilante é preciso estar atento a cada momento, a cada pessoa que cruza o nosso caminho, aos acontecimentos, às surpresas da vida.
No tempo litúrgico de Advento não podemos deixar de contemplar o mistério da Virgem Maria, Imaculada, Mãe de Deus. Com Maria aprendemos grandes lições para a vida, neste tempo de incerteza em que vivemos.
“Virgem, isto é, totalmente desvinculada dos “enganos” deste mundo e apenas conectada com a pureza do Mistério originário da vida, nela possibilitou-se a maravilha da Encarnação, a saber: a pureza do Mistério profundo da vida, por obra do Espírito Santo, assumiu forma humana sobre este nosso pequenino planeta terra e, neste mistério nós nos eternizamos. Na gravidez de Maria, nossa mãe Terra e, nesta, todos nós nos tornamos grávidos da Presença viva do Amor divino e eterno que a tudo permeia” ( José Ariovaldo da Silva, Resgate sua criança interior! Regras de ouro para viver o Advento num tempo de incertezas, em: Revista Grande Sinal, Petrópolis, 2010,p.668).
Com o livrinho preparado pela CNBB, participe você também, dos encontros de Família, preparando-se para o Santo Natal do “Bendito fruto do ventre” de Maria Imaculada.